terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vai pra onde?

Como o ano tá acabando e dezembro é mês de fazer promessa de mudanças, resolvemos primeiro mudar um pouco e sair dos trilhos de nossa costumeira rotina, pra depois pensar em prometer alguma coisa! Mudar é bom e preciso! Calma querido leitor... Não se desespere! A gente vai continuar falando de viagem, mas dessa vez falaremos de algumas em especial.. e especial por que?? Porque ainda não aconteceram, oras! Comoassim? Que que essa menina ta falando? Eu explico! Vamos abordar alguns lugares que ainda serão visitados por nossos amigos, então é mais a expectativa do que a experiência propriamente dita! Gostou da idéia? Vamoláentão que o que não faltam são histórias e gente que vai bater perna por ai em 2010! Primeira historia de quem, quem, quem? Ithon e Guilherme. Amigos de longa data que resolveram sair de férias perambulando pela América Latina. Também quero (me leva?)!

Quer coisa melhor do que sair no Natal e só voltar em final de janeiro? Pois é! Os meninos vão fazer isso (morra de inveja – porque eu sei que eu tô!), saindo daqui no dia que Papai Noel entrega os presentes e só voltam no último dia de janeiro! Por que isso? Bom porque os dois já foram para os EUA, fazendo Work, logo eles sabem o que é sair do país pra trabalhar mais do que pra fazer farra ( tudo bem que fazer work é super divertido e você já viu histórias aqui, mas fazer turismo só turistando mesmo tem seu valor, pode falar!), e agora decidiram inverter os papéis: “É hora de sair por ai só pra andar mesmo! Ir aonde temos vontade e pronto”. Foi assim que eles decidiram começar a pensar na rota. Fácil? Não não não, bem difícil na verdade! Um mês parece muito tempo, mas pra quem vai conhecer a Argentina, o Uruguai e o Chile de uma vez, é tempo de menos! Então corre e não perde nada!

Depois de alterar o roteiro várias vezes (porque o primeiro sempre fica gigante), eles decidiram fazer um roteiro mais ou menos estável! Oquequequerdizerisso?? Bom, quer dizer que algumas cidades tipo, Buenos Aires, Córdoba, Montevideo, Colônia, San Juan, Mendonza e Santiago já estão confirmadas, mas se um deles quiser sair um pouco da rota e visitar cidades vizinhas ta tudo bem (nem um pouco bobos eles!). Nada disso de viajar de chiclete sendo queeusóvousevocêfor! Liberdade é a palavra da vez, e o que ta valendo é aproveitar ao máximo os aproximados 30 dias!

Como ficar lá enquanto isso? Bom, eles têm a sorte de conhecer algumas pessoas (ter contato dá nisso, viu?!) e quando forem às cidades delas, já tem casa pra ficar! Eta vida boa! Quando isso não acontecer (porque eles também vão fazer novos amigos e não só visitar os já conhecidos, claro!) os albergues - e outras formas - estão ai pra isso! (cá entre nós, ficar em albergue é super ótimo pra quem quer conhecer mais gente também, é só saber qual escolher direitinho!). Destino traçado e lugar pra deitar arrumados, só falta entrar no avião e começar a treinar o espanhol!

A ansiedade é grande, mas só de saber que além de já ta pertinho, eles vão fazer altas coisas, já vale a pena! Tanto o Ithon, quando o Guilherme já mantém contato com pessoas das bandas de lá então já têm idéia de que a galera é simpática e só vai acrescentar na viagem! Qual a motivação que leva dois universitários a fazer isso? Fácil! Não tem nada que seja melhor do que conhecer a cultura de outros países, e os dois já sabem como é o ambiente da galera norte americana, e a viver comendo mc donald’s, então estava mais que na hora de pegar a mochila e ir pra lugares totalmente diferentes, e que ficam muito mais perto.

Último detalhe, e não menos importante (menos não, porque é na verdade tão importante, ou mais que os outros já ditos): saber com quem você ta indo. Pois é, não dá pra se jogar de cabeça numa viagem com alguém que você nem conhece direito, ou que as chances de brigar sejam grandes. Quando você ta de cara com outros lugares, pessoas e culturas, é essencial querer conhecer o que é novo, e ficar discutindo por bobeira só acaba com o clima da viagem. Perambular é bom, e todos nós gostamos, então pro roteiro (por mais flexível que ele seja)dar certo, tem que vir acompanhado de uma boa companhia e de disposição.

Tudo indica que os meninos estão cheios disso, então só nos resta desejar boa viagem, e que não se esqueçam do filtro solar e da escova de dente!

Gostou da idéia? Também quer escolher um amigo e comprar a passagem? Já seei, quer esperar e ver o próximo post, né?! Sabiiia.. Mas enquanto isso, olha aqui e aqui e aqui. Depois você se decide.

Até o próximo.

2 comentários: