terça-feira, 13 de outubro de 2009

Estudar, estudar, viajar, viajar...

A história da vez é da Carolina Rohr. Lembram, aquela amiga que influenciou a Ellen, do último post? Pois então, essa mesma! Vamos lá? Bora continuar a semana da Alemanha! 

Primeiro se joga no porque pra gente poder explicar o como. Carol é estudante de engenharia química em São Carlos (conheça a faculdade aqui) e nessa área de exatas, existem muitas empresas em São Paulo, adivinha falando qual idioma?? Alemão, sim! Aí ela resolveu aprender a língua, pra poder contar uns pontos (muitos diga-se de passagem) extras no currículo. Tá, agora que você já sabe como isso tudo começou, se liga na história.

Nossa amiga levou 1 ano planejando tudo. Segundo a própria, o ano mais estressante de sua vida, mas o que mais valeu a pena também. Na primeira vez que essa moça pôs os pezinhos na Europa, já ficou 4 meses, por isso todo o tempo de preparo antes. Precisa de visto quando se fica mais de 3 meses nos países de lá viu? Quem aí gostou da dica, pode correr logo atrás disso e buscar mais informações aqui.

Carolina foi pra Munique em 2007, em busca de um curso de idiomas (ela estudou aqui), depois, em meados de 2008, ela voltou (porque bôbacoisanenhuma, ela arrumou um namorado lá!), e visitou ainda Darmstadt  e agora, durante todo o ano de 2009, ela está numa cidade que se chama Karlsruhe, estagiaandoo na área dela! É gente, querendo e se esforçando, todo mundo poderia estar em seu lugar. Mas vale lembrar que, sem estudar muuuito o idioma pretendido (e cápranós alemão não é moleza não) dificilmente você conseguirá um estágio lá, pois o nível exigido é de avançado pra cima. Bora estudar!



Quando essa menininha chegou lá a primeira vez, era inverno, então seu primeiro pensamento foi: “Meu deus vou morrer congelada aqui e os meus pais não vão achar o corpo”.... hahahaha Engraçadinha ela né? Mas ninguém morreu e diria até mais, pra quem se amarra num friozinho, vale muito a pena procurar visitar tal país no inverno, pois diferentemente do Brasil (que faz calor o ano todo), lá neva e fica super bonito quando muda de estação. Voltar pra cá ela ainda não voltou, mas até agora tem achado o povo muito organizado, politicamente engajado e culto. Quer mais? Eles são difíceis para fazer amizade, mas uma vez conquistada alguma, tenha certeza que é pra sempre. Acredita que a Carol recebe postais dos amigos que fez em 2007 até hoje? Tá animando?? É pra isso mesmo que a gente relata aqui as experiências alheias gente, pra vocês se imaginarem no lugar dessas pessoas e correrem atrás das suas próprias.

Bom, mas tudo tem seu lado negativo também (eu sei, tava parecendo sonho até agora né?), e ela avisa aos navegantes de primeira viagem: Não está com pressa, tácomavidaquepediuadeus? Então não fique do lado esquerdo da escada rolante! Gente, né pra rir não. Quem ta com pressa passa por cima de você se for o caso. Ah sim, marcou alguma coisa? Então cumpra! Os alemães levam as coisas “ao pé da letra” e você pode ser mal interpretado se resolver, em cima da hora, não cumprir o que disse. E só mais uma coisinha, você precisa estar aberto a pessoas rabugentas. Sim, eu sei que é chato, mas não é todo mundo assim lá, mas sabe como é né? Vale a máxima de respeitar a cultura alheia.... Quer mais dicas? Tome uma Weissbier (famosa cerveja de trigo de lá) e viaje muito com a Bahn (esta empresa aqui ), pois pode-se ir a todo lugar com transporte público e mais, é seguro e barato!

Ó gente, o recado ta dado! Pros que ainda não se convenceram de que a Europa é o seu destino certo, Carolzinha dá mais um conselho (último viu?): Não fique só no país em que você está! Os países europeus são muito próximos uns dos outros e vale a pena conhecer outros lugares. Só tome cuidado, porque nem todo mundo fala inglês, logo garanta seu guia turístico ou qualquercoisaqueteajudenacomunicação e aproveite! 

Agora ta convencido? Sabia! Se você quiser conhecer mais aí do seu PC mesmo, veja aqui e aqui. Se tiver com dúvida, mande-nos um email!


Até o próximo!

Um comentário:

  1. O dia em que eu for chique igual a Ellen tbm quero conhecer a Alemanha!

    ahuahauahauahauhau

    ;* Pri

    ResponderExcluir