terça-feira, 3 de novembro de 2009

Madrid? Mestrado? MestradoemMadrid? Nóis!

Não precisa nem dizer que hoje é a nossa última parada hablando español, né? Como já foi dito aqui, continuamos e, ao mesmo tempo, nos despedimos dessa maravilha que é a Espanha (ou España, se preferir entrar de vez no clima), país com uma das maiores economias do mundo, tá achando que lá é poucacoisa?













Bom, voltando ao que interessa, hoje falaremos de uma história levemente parecida com a última contada aqui. Parecida sim, porque falamos aqui da história do Leandro Queiroz (se você estudou fotografia na Ufes até há um ano e meio atrás, sabe muito bem de quem eu to falando e já sacou do que eu to falando), mais um querido professor que foi desbravar o velhomundo em busca de estudarestudarestudar! Levemente porque o Leandro arrumou as malas e partiu para Madrid (para quem não sabe, capital da Espanha), não Barcelona, e querendo estudar fotografia - viuviuviu. Sentiu o drama?

Para quem não sentiu, vamos esclarecer as coisas: o Leandro já era formado em Publicidade e Propaganda, estudou Fotografia em Cuba por uns tempos e já deu muitas aulas por essas bandas de cá do ES... o que mais faltava? Fazer um Mestrado em Conceito e Criação em Fotografia, de preferência na Europa, numa das mais conceituadas escolas de foto de todas! - além de quebrar um galho sinistro disso tudo estar pertinho de outrosmil lugares que todo mundo sonha em conhecer! Simples, né?

Não, meus amigos, o fotógrafo aqui ficou um ano planejando a tal viagem, que previa ficar outro um ano na cidade que é denominada o centro financeiro e político da Península Ibérica (junto com Lisboa, claro) e, quando lá pousou viu que as coisas eram maravilhosas, belíssimas, de fazer inveja, mas que também existeproblemanessavida, rapaz!

Primeira coisa que pensou depois que se assentou e colocou os pezinhos no chão: o custo de vida, que lá é altíssimo, e que teria que ralar pra ficar os planejados 12 meses. Segunda coisa: ah, não, todos os filmes estrangeiros são dublados! A não ser que o nosso professor aqui tenha pego uma maré de azar, isso é a mais pura (e, digamos, decepcionante) verdade.

Agora tá bom de empecilho, né? Porque falar de coisa boa não faz mal a ninguém, vamos nós começar a falar por que Madrid pode ser o seu destino dos sonhos! Pra começardocomeço, nosso perambulador de hoje ressalta: a primeira impressão que tive de Madrid foi das melhores, a cidade tem um metrô muito vasto e competente, saí do aeroporto direto para o metrô e dali pra casa. Para quem não sabe, o sistema de metrô de Madrid é o segundo maior da europa, e a rede de transportes permite a você se locomover para onde for com rapidez, segurança e eficiência - goostou, hãm. Não se preocupe em usar o transporte publico na Europa, simplesmente se jogue, porque vale a pena (isso é uma vantagem muito grande porque ficar andando de táxi prali e praculá que ninguém merece, e nenhum bolso aguenta, né!).

Para quem quer mais do que perambular para lá e para cá de onibus, metrô e tudo mais, saibam que Madrid não só oferece como ir, mas onde ir. Sim, os madrilenos (e nem turistas de plantão) não podem reclamar: a cidade tem museus, teatros e centros culturais que não cabe mais. Entre eles, o Museo de la Reina Sofia e o Museo del Prado, dois dos maiores museus da Europa e que, para quem curte esse tipo de coisa, são um templo, com obras de artistas memoráveis. Entre eles, Pablo Picasso, do qual Leandro não deixa de esquecer: foi impressionante ver Guernica no Reina Sofia.

Se você gosta de uma coisa mais boêmia, ao chegar aqui tem que ir a um museu diferente, diz o professor da vez. O Museo del Jamón que é uma casa que vende presuntos e queijos e adivinha? Também é bar: onde se compra uma taça de vinho a 1 euro e ainda ganha uma tapa, petiscos, para quem não é veterano nessas bandas. Gostou, né?
Mas ainda, se você não quer saber de ficar gastando seu tempo com coisa que não vai falar lá no seu histórico da faculdade colocar umas horas extras, atividades complementares etcetcetc., Madrid tem, ainda, váárias faculdades, universidades publicas e cidades universitárias, ó só que delícia! Para ter uma noção, perto de um milhão de alunos (sendo que 600.000 estão em universidades públicas, 410.000 em privadas) cursam o ensino superior na cidade (região central e suburbio). Legal, não!? Olha algumas aqui, aqui também, mais um tico aqui...

Bem, acho que já deu para dar uma ideia do que você vai encontrar se quiser perambular lá na cidade do Real Madrid! Se você acha que deu sim e que não quer só ficar na leitura, quer ver, encostar e sair por aí hablando español como um nativo, mexa-se, rapaz! Dá uma butucadinha aqui, aqui, aqui, aqui e mais um tiquinhozinhoaqui!

Lembrando que outra e boa dica é, sempre sempre sempre, dar uma fuçada básica nas faculdades fora do país que a sua universidade possa ter parceria - todo ano abrem-se várias vagas em vários países! E, claro, quer um jeito barato de conseguir lugar pra ficar? Veja se algum doido aceita dar o sofá da casa dele pra você dormir! Vamolá, desanima não, o que não falta é opção procê dar uma perambulada praquelas bandas!

Ah, mas se a sua resposta é nãodeupraterideia simplesmente porque eu não quero ter ideia nenhuma esselugarnãoépramim, acalme-se, chegamos ao fim do tour pelo maior país da Peninsula Iberica e começamos a caminhar rumo a novos destinos, novos ares, novos caminhos que, por sinal, nem são tããããão novos assim, já que ainda ficaremos no mesmo continente, falando uma língua tão latina quanto o espanhol e do lado de um povo feliz, tão famoso pela sua fissura por massamassamassa!
Adivinhou?
Itália, minha gente! É para lá que partiremos hoje e, logo logo, chegaremos com novidades! Ciao!

2 comentários: