domingo, 4 de outubro de 2009

Pé na estrada e mão na massa (literalmente)!


Se preparem pessoas porque dessa vez a história é dupla! Férias de trabalho nos Estados Unidos, e aqui foram elas!

Abram caminho no seu passar para duas menininhas simpáticas que resolveram ir juntas rumo ao paraíso do consumo - ou a terra do Tio Sam, como preferem alguns.

Para continuar a nossa saga pelas terras gringas, hoje é dia do Work Experience USA, TRUE, Experience USA...como você preferir chamar, mas que é mais conhecido pelo apelido carinhoso de Work.

Tudo começa com a história da Julia Casotti, que tinha vontade de viajar para o exterior e praticar seu inglês - além de todas as outras vantagens que isso podia oferecer, né? - só que não queria viajar sozinha. Logo, pensou em chamar uma amiga para ir junto com ela, e quem vocês acham que também gostou da ideia? A Mariana Machado, e é aqui que a saga delas começa!

Da ideia inicial de estudar inglês um mês na Irlanda só ficou mesmo o "viajar e praticar inglês": na busca pelo plano de intercâmbio perfeito, elas conheceram o Work Experience - uma modalidade de intercâmbio em que você viaja durante o periído de férias de verão e que pode ser bastante rentável, já que você sai daqui exclusivamente para trabalhar - e acabaram apaixonadas por Copper Mountain, no Colorado - uma região de estações de ski muito famosa lá praquelas bandas quando o assunto é qualquercoisaqueenvolvaneve!


E vocês tão pensando que elas só se decidiram e pé na estrada? Não, não. As meninas tiveram que segurar a ansiedade por sete meses (sim, sete meses do dia da decisão até o momento em que realmente partiram) até poderem pisar finalmente em terras americanas na pequena cidade de Frisco, CO - dos sete, quatro meses foram escolhendo para qual cidade iriam e o resto para outras coisas básicas de viagem (no work, quanto mais tempo você tiver pra preparação, melhor!).

A partir daí, começaram a ver os detalhes como casa para morar, visto, passaporte, passagens aéreas e a modalidade que iriam - sim, no work você pode escolher entre várias modalidades, que são planos e formas que você escolhe de acordo com suas preferências e necessidades, variam de agência para agencia, veja um pouco mais aqui e aqui. No fim das contas, elas escolheram sair do Brasil sem emprego garantido e procurar quando chegassem lá (modalidade que chamam de walk in) para garantir que iriam para o mesmo lugar (em algumas modalidades os empregadores que te escolhem, não há garantia de mais de um emprego em um mesmo lugar)... mas como viagem sem imprevisto não é viagem... elas acabaram empregadas e estabelecidas em ares mais baixos (literalmente) numa cidade chamada Linden, New Jersey, pertinho de New York (quem não quer, hein?) - onde elas moraram com uns tios da Mariana durante os tres meses.

Achamos que não precisa nem dizer o quanto essa viagem foi importante para as duas né? Afinal, se viajar, trabalhar, ganhar dinheiro, conhecer gente nova e de todo o tipo - de vários lugares do mundo, fazer novos amigos, conhecer a Disney e 5 estados do país, se divertir, conhecer nova yorketudooquetemdebomnela e ainda por cima praticar um idioma em sua terra nativa já é bom quando se faz sozinho e separadamente, quem dirá quando se faztudoissojuntoemisturado e com uma amiga do lado? Acho que dá pra imaginar...

Não queremos dizer com isso que tudo são flores na terra do Tio Sam. As meninas passaram por sufocos, apertos e sustos pelos quais não contavam no começo, mas que, no fim das contas, serviram para aprender, a superar as coisas difíceis e crescer com elas, se tornar maiores e mais maduras... Perguntamos a elas se valeu a pena... e adivinhem a resposta? Valeu, claro!

E você, se identificou um pouquinho nesse jeitinho de perambular por aí que nem a Mariana e a Julia fizeram? Se identificou um tantão? Então dá uma olhadinha nos sites das agencias de intercambio aqui do lado e, como sempre, manda um email, ou um comentário, pra gente se tiver qualquer duvida, questionamento etc. Ok?

Beijinhos e até o próximo post! – Aliás, ultima parada nos Estados Unidos da América antes de seguirmos rumo a outras bandas... See ya!

3 comentários:

  1. quem me dera ter dinheirinho pra ir estudar na irlanda! hhahaha, de fato, não deu.
    resolvemos ir pros eua porque era mais barato. mas é muito divertido! deve ser ainda mais divertido quando não tem que procurar emprego depois que a gente chega lá (é mais vantagem já sair do brasil empregado).

    e vale a pena demais! eu aconselho! a ideia de comprar isso e aquilo na terra do tio sam fica no chinelo quando voce começa a pesquisar os lugares lindos pra conhecer lá dentro. e o tanto de gente de todos os lugares do mundo!

    se alguem tiver oportunidade de ir a ny , nao desperdice jamais! e passe mais de uma semana,que da pra conhecer os pontos turisticos e, depois, conhecer a cidade em si, os bares, os bairros, e por aí vai.
    e o colorado é todo maravilhoso! a cidade da philadelphia é muito diferente, linda! e a disney é um sonho (voce vai amar, vevé).
    por nj, só passem pelos casinos! HAHAHHAHAHAHAH

    beijo, vé. voce conseguiu descrever a viagem melhor do que eu conseguiria pra esse blog. :) ihhihiih
    viajacomigo?
    tchi amo, nhem.

    mari

    ResponderExcluir
  2. so pq elas foram as duas works maislindasdomundo
    e tinha uma torcida organizada aqui enorme
    :D

    ResponderExcluir
  3. como a mari disse, descreveu muito bem, ve!
    Eu acompanhei a viagem dessas duas e queria muito ter encontrado com elas. Ler tudo assim é diferente, mas legal =]
    Você escreve muito bem! gostei
    beijo!

    ResponderExcluir