quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estudar na Itália? Também quero...


Como já dito no nosso último encontro, agora passaremos três divertidos posts na terra da massa, da pizza, da torre torta, das pessoas que falam com as mãozinhas fechadas e levantadas na altura do ombro... onde, onde, onde? Mama Mia, na Itália, é claro! Continuamos nossa saga por terras européias, mas com um povo totalmente diferente, e a história, mais diferente ainda. Hoje quem resolveu bater asinhas e voar de Vitória (ES) direto pra Roma foi a Mabelli Brioschi. O que ela foi fazer lá? Quando ela foi? ComoOndePorque? Paciência caro leitor, que essa história é boa e paciência é uma virtude!

A Mabelli é uma simpática estudante de arquitetura aqui na UFES e resolveu um belo dia, muito espertamente, se inscrever numa seleção de alunos que podem participar do convênio que a Universidade possui com outras Universidades, e nesse caso, a oportunidade era de passar um ano na Itália. Sonho? Pois é, até parece, mas nénãão! Vai vendo só... Sem nem saber os cinco sortudos que nasceram com a bunda virada para a lua (com o perdão do termo), eles já começaram a providenciar papéis e documentos, e esse processo todo, junto com o frio na barriga, durou cerca de três meses. “Fui escolhida. Não é filme de cinema americano! AIMEUDEUS”. A partir daí só tinha uma opção: se jogar rumo aos ares xiquérrimos da Europa!



Moleza, né não? Nem sempre! Dica um: veja todos seus documentos com antecedência (mas o máximo que você conseguir mesmo). Acredita que nossa viajante e seus amigos ficaram sabendo uma semana antes (siim, setediaszinhos) que houve um erro no visto deles, e eles precisavam enviar mais documentos e papéis e bla bla bla??... E agora, quem poderá nos defender? Pois é, não foi o Chapolin Colorado! Foi a insistência de ficar ligando e cobrando o Consulado, desesperadamentetáligado?! Até que em plena quinta-feira ( o voô saia daqui na segunda, morradeaflição) eles foram informados de que os documentos estavam prontos e esperando por eles no Rio de Janeiro! É, nem tudo é perfeito, então era melhor agradecer que tava tudo bem, e aproveitar as horinhas que já iam passar no Rio para correr no Consulado e pegar os tão sonhados documentos!

Ufa! Foi-se a correria, o extress brasileiro, os amigos, a família! Ciao Itália! (lembrando que isso quer dizer OI e não tchau mesmo :D)... O que fazer na terra da pizza? Primeira coisa, aproveitar a oportunidade de estudo! A galera capixaba vai ficar estudando um ano numa faculdade só de arquitetura (galera outro nível.. tem faculdade só pra isso, e detalhe: não é um tipo de arquitetura não, são vááários). Ta e eles vão estudar lá e pronto? Não querido e interessado leitor, as matérias valem como optativas na carga horária da faculdade daqui quando eles voltarem (não sabe o que é optativa? Não se desespere! São matérias extras que todo estudante tem que cumprir antes de se formar!) Depois de se encantar com as formas e cores e tamanhos de tudo (arquiteto deve ficar fissurado nessas coisas), tem a hora de fazer outras coisas... Tipo? Tipo andar e conhecer tudo que for possível... Ficar parado não ta com nada! (Aliás, ir pra outro país, e ficar no sofá, não são coisas de um bom perambulador!) Dica dois: bicicleta! Aparentemente a galera das bandas de lá gosta de andar em duas rodas, então se for possível, consiga uma pra você também (até porque, o trânsito de lá é igual ao de qualquer outra grande metrópole, ou seja: carro e carro e carro, um em cima do outro! Pedestre até tem vantagens, mas ter cuidado é sempre bom!).

Lado bom da história? Estar na Itália, obvio! Lado não tão bom? Pagar suas contas, já que a Universidade só financia seu estudo. Moradia e comida são por sua conta, (ainda assim vale muuuito a pena, nem pense duas vezes) e tudo é pago em euro! Outra dica? (muitas dicas hoje!) não fique com essa onda de quantos reais valem esse pãozinho? São 3 euros, logo 9 reais! Aimeudeus!” Tem que colocar na cabeça que ta na Europa, a moeda é essa e pronto! Não há o que fazer, só aproveitar sem pensar tantooo nos gastos (claro que tudo depende de quanto você dispõe pra gastar, então o ideal é usar sabendo se é necessário, e fazendo alguns mimos pessoais as vezes, afinal de contas, você ta em outro paííís, então merece!

Esse mito que os italianos são mau humorados e bravos é mito mesmo! Pessoal gente boa, que sempre está disposto a ajudar então Seja simpático você também! Além disso, você ta liberado pra ser fashion... Pois é pois é pois é... Vale combinar tudo que você tiver no guarda-roupa (com moderação e bom senso :D), porque lá, “mais é mais mesmo”, e arrasar em outros ares é tudodebom, tipo top model mesmo!

Viu só?! Ás vezes ta cheio de oportunidades perto da gente e a gente não sabe... Vale a pena buscar algumas informações sobre tudo que você tem por perto... Qualquer hora você descobre uma oportunidade de ouro, que nem essa, e vai viajar também! Dá uma olhada aqui, aqui e aqui pra is se animando... Animou? Então pega o exemplo da Mabelli, que ta estudando, conhecendo uma cultura totalmente diferente e se divertindo horrores, e vai! Pode até ser que no final das contas pareça aquela conclusão básica: nada é como minha casa, meus amigos e tudo que é meeu! Mas conhecer o que não é seu pode ser bem legal também, experimenta!

=D

2 comentários:

  1. Sou mais chegada em um arroz com feijão (tipo a pobre), mas não seria nada mal comer massa na ítália!

    hauahuahauhauah

    Muito bom o post meninas!


    ;*

    ResponderExcluir
  2. PARA TUDO!
    mabelly merece isso ai. mas ao mesmo tempo é uma sortuda! que oportunidade, meldels :)
    cada lugar mais linnnnnnndo

    gentchi, tá uma graça o blog
    gostoso de ler

    ResponderExcluir