terça-feira, 24 de novembro de 2009

Turixtar duplamente no Uruguay? É pra já!

Pois então, pessoas, vamosvamos porque o tempo é curto e, apesar do país da vez ser um dos menores da América do Sul, ainda temos muita coisa para ver (e falar)! Se preparem que essa é mais uma historinha no pequeno notável país chamado Uruguay!

Primeiro de tudo, leia e inveje: a história de hoje é dupla! Não dupla como esta, mas simplesmente porque o sortudo Rafael Abreu andou lá por aquelas bandas, pura e simplesmente, duas vezes, e ainda pagando de turixta - sim, viajar com mãe, pai, irmã e tudomais, nada de mochilinhanascostasnãotônemaíei. Nessa brincadeira de perambular com papai e mamãe o menino conheceu nem mais e nem menos que quatro cidades, são elas: Montevideo, Maldonado, Punta del Este e Salto.




Começandodocomeço, vamos explicar: da primeira vez que o menino desembarcou por esse que é considerado um dos países economicamente mais desenvolvidos da América Latina (viu que tamanho não é documento?), ele estava com sua mãe e sua irmã, voltando de uns dias na Argentina (ui). O tour englobou todas as cidades citadas (Montevideo, Maldonado, Punta del Este e Salto) e não durou mais que 8 dias. Da segunda vez que a criatura sortuda de hoje caiu em terras uruguaias ele estava com seu pai e a viagem durou outros 5 dias, como percurso final de um cruzeiro (ui de novo) que ancorava por lá. Ele perambulou, dessa vez, por Montevideo e Punta del Este.

Deu pra sentir que se o menino não tivesse aproveitado essas viagens, ele não seria normal, não deu? Pois então, como o Rafael não é bobo nem nada, ele aproveitou, sim, e por isso vamos aos detalhes!

Vamos falar de planejamento? Peraí, que planejamento rapaz! Nossos aventureiros não gastaram muito do seu precioso tempo com o antes da viagem. Foi só olhar o calendário, fazer umas pesquisas na internet, reservar os hotéis e pronto, viagem mais que planejada! Viu, simples assim, invejou?

Bom, mas de verdadeverdadeira, o Rafael acabou confessando: apesar de duas viagens quase iguais, para ele, elas foram completamente diferentes! Isso porque quando embaixo da asa da mãe, o menino só tinha Argentina na cabeça, e foi com essa cabeça que ele passou pelo Uruguay (uma extensão da Argentina, oi?). Não condenem o coitado, meus queridos, mas o que você pensaria caso fosse para um país desse e só encontrasse Argentinos por lá? Isso mesmo, nada de povo uruguaio, sóepuramente Argentinos - vai dizer que você não ia pensar que nem ele?! Agora, quando a asa do pai entrou na jogada (ou não) é que ele percebeu que nãoeranadadissotá, e que o Uruguay tinha muita, mas muita coisa pra mostrar - e ele que não sabia nada daquele povo e lugar.


Como você não é o Abreu, e para você não ir achando que Uruguay e Argentina são tudo a mesma coisa, nós (perambuleiras e convidado de hoje) te damos todas as dicas agora, now, neste momento, e você não vai se sentir perdido e muito menos ter que voltar lá para entender o espírito da coisa uruguaia! Então, prestatenção que a coisa aqui é sinixtra, e quem perdeu, perdeu (brincadeira, acessa os arquivos que a gente vai a-do-rar).

Primeiro de tudo, se você vai para turixtar e quer gastar dinheiro, corra para Punta del Este, que é a cidade point do país (sim, o balneário mais famoso de lá). Badalação não é o que falta naquelas bandas, e se a "night" te agrada, corra: a uns dez minutos do centro da cidade tem "la barra", uma rua grandinha que concentra todo o rock (como dizem os capixabas), com barzinhos e boates de um lado e de outro, entre casarões e restaurantes. A parte chata disso tudo: lá é tudo muito caro e, apesar de belas praias, não chegam nem perto do que temos aqui no Brasil, sentiu, né?


Se você quer turixtar e até mesmo ficar de bobeira vendo só gente bonita, vá para Montevideo. A cidade, além de ser a maior e concentrar quase metade da população do país todo, é muito linda, organizada e segura (sim, considerada a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida, além de estar entre as 30 cidades mais seguras do mundo). Para o nosso viajante de hoje, o povo de Montevideo, além de educado e supersuper simpático, é o povo mais bonito que ele já viu na América Latina (e olha que ele já viajou bastante por essas terras). Sabendo disso, não tem como não querer chegar lá correndo, ou querer ficar pra sempre! "Andar num lugar com gente bonita e educadas realmente é demais né? Tentação pra morar lá!" diz. Além disso, tem muita coisa pra fazer lá, nas palavras do próprio Rafael: recomendo você ter disposição de andar (apesar de táxi ser muito barato pra gente, até por questão de cotação de moedas), porque como a cidade é bem cuidada, é prazeroso ficar andando sem objetivo, rodando, caminhando por la rambla (uma avenida à beira mar, onde ficam embaixadas, sede do mercosul, etc.), que é muito legal. Seguindo por ela você vai até o Estádio Centenário (onde foi a primeira Copa do Mundo). É um passeio de uns 5km, mas que se estiver relaxado e sem pressa, você curte muito por causa da brisa do mar. Isso tudo sem esquecer a região do porto, do mercado central, as parrilladas (churrascadas) que são uma delícia, só para reiterar o que andaram dizendo por aí.

Mas aí você diz: não quero nada disso, quer ir para uma cidade pequena com cara de interior com povo muito receptivo, sem muita badalação mas legal pra conhecer a nativez, levando uma vida ligada ao couro, carne, mate e bois? Vá até Salto, que você acha tudo isso e sai sem reclamar!

Viu como o Uruguay mostra que tamanho, definitivamente, não é documento? Para encarar tudo isso tendo um tamanho desses, só com uma moral muito grande! Se no meio dessa semana você já ficou instigado a ir lá descobrir qual é o segredo para tanta coisa boa numa área tão pequena, não deixe de clicar aqui, aqui e aqui, além de dar uma pesquisadinha básica nos menus laterais, que tem muita coisa interessante!

Caso você ainda não esteja completamente convencido do poder do pequeno e notável Uruguay, aguenta aí que o próximo post ou te inspira de vez, ou te mostra que terras uruguais não são mesmo a sua praia, e partimos logo para outra!

Besos, hasta pronto, nos vemos, tchau!

Um comentário:

  1. eu sempre soube que abreu era mongol! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
    :) brinkssssss gãto

    eu odeio esse blog! quero viajar :(

    ResponderExcluir